
Entre os desafios encontrados na gestão de projetos está o alinhamento da visão das pessoas em relação ao produto que será desenvolvido.. Pensando neste aspecto, a Boreal criou sua metodologia de Lean Inception um workshop colaborativo dividido em várias etapas e atividades que irão direcionar todos os interessados na construção do produto ideal.
A Lean Inception pode acontecer no início do projeto depois da finalização da etapa de Discovery (etapa onde são determinadas o valor, a usabilidade, se a empresa ou startup tem capacidade de executar o projeto, e a viabilidade da solução) nesse momento as áreas de negócio e técnicas tem apenas um esboço do produto. E realizar um workshop colaborativo é o melhor caminho para viabilizar o alinhamento estratégico para a construção do produto.
Ao final da Lean Inception é definido o Produto Mínimo Viável, em Inglês Minimum Viable Product (MVP), que funciona como ponto de partida para a definição de um produto mais robusto e validado pelo cliente.
A Lean Inception também pode ocorrer quando é necessário a realização de realinhamento do produto ou quando um novo MVP vai ser construído. E é normal que ocorra, tendo em vista que o processo de desenvolvimento iterativo e incremental é vivo e necessita o tempo todo passar por alinhamento estratégico para que o produto possa ser desenvolvido dentro do escopo e orçamento previsto no projeto.
Quais as vantagens de rodar uma Lean Inception?
- Todas as áreas envolvidas se sentem parte da construção do produto gerando com isso o engajamento entre a equipe de desenvolvimento, a área de negócio e todos os envolvidos na construção do produto;
- Ao final da Lean Inception o produto é compreendido com clareza. E também são esclarecidas quais as hipóteses que precisam ser validadas e os objetivos que precisam ser atingidos;
- E a principal vantagem é o estreitamento das relações entre as pessoas da equipe. Essa vivência de 5 (cinco) dias possibilita o entrosamento da equipe e o envolvimento com o produto.
É importante deixar claro que o resultado de uma Lean Inception não inclui um plano de trabalho detalhado do projeto, e sim, o direcionamento com objetivos definidos para desenvolver o MVP que poderá ser testado e homologado pelo cliente.
Porque é tão importante definir o MVP?
O MVP é a versão mais básica pela qual um produto pode ser utilizado pelos seus usuários. Ele tem as funcionalidades fundamentais, o core do produto. É nessa versão que o produto vai ser testado, homologado pelo cliente que muitas vezes decide se o projeto vai pivotar ou vai ser continuado para o próximo MVP ou para o produto final.
O que é discutido e definido na Lean Inception?
- Visão do Produto: Para quem é o produto; Quais problemas ele resolve; Quais os benefícios que ele entrega; O que o diferencia da concorrência.
- Personas: Será definido a quem o produto se destina. Através da abstração de um cliente ideal será detalhado as dores, desejos, medos, desafios e necessidades que devem ser levados em consideração para a personificação do cliente. O objetivo da persona é possibilitar a segmentação do mercado e definir o perfil dos principais usuários do produto.
- Jornada de Usuário: Nesse momento será definido uma representação gráfica das etapas que envolvem o relacionamento do cliente com o produto que será desenvolvido. Para cada Persona mapeada será descrita uma Jornada de Usuário.
- Brainstorm de funcionalidades: A principal pergunta a ser respondida nesse momento é: O que o produto deve ter para atender o objetivo e para atender a necessidade da persona? Nesse momento todas as pessoas que participam do workshop são livres para descrever quais as funcionalidades que fazem parte do produto.
- Revisão técnica de UX e de Negócio: Nesta revisão será discutido o sentimento da equipe em relação ao entendimento técnico, do negócio e aspectos da UX do projeto. São definidos as cores para cada cartão que representa uma funcionalidade nos aspetos de nível de incerteza, esforço e valor de negócio.
- Sequenciador de Funcionalidades: O objetivo é auxiliar na organização e visualização das funcionalidades. Nesta etapa é definida a sequência de liberação da entrega do MVP.
- O Canva MVP: É o resultado final da Lean Inception. É um quadro visual que representa a proposta do MVP com o detalhamento das Personas, das Jornadas do Usuário, das funcionalidades, do resultado esperado, das métricas para validar as hipóteses do negócio e custo de cronograma previstos para a construção do MVP.
A Figura abaixo apresenta todas as atividades que devem ser realizadas durante uma Lean Inception com seus respectivos horários.
Fonte: Adaptado de Caroli.org
Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo