
Realizar atendimentos e fazer venda de forma automatizada com tantos canais tornou-se um grande desafio para as empresas. Hoje, no Brasil, o whatsapp tornou-se a principal ferramenta de comunicação entre empresas e clientes.
O nosso país é o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo. O aplicativo de mensagens tem mais de 165 milhões de usuários no país, e é a mídia social mais utilizada por aqui. Mais de 84% dos brasileiros usam a plataforma todos os dias para se comunicarem com amigos e familiares e 76% para falar com marcas.
O Whatsapp está presente em 99% dos celulares brasileiros (Panorama Mobile Time, 2020). A versão Business possui mais de 5 milhões de usuários, segundo a pesquisa PYMNTS.com, 2019.
Existem diversas formas que o WhatsApp pode ser utilizado para gerar negócios: Processos de vendas, geração de leads, atendimento ao cliente, suporte e assistência técnica, geração de conhecimento, fidelização da base de clientes, alertas.
Automatizar os fluxos de atendimento e de vendas no whatsapp é uma ótima opção para ganhar agilidade e negócios. Para que isso aconteça, são necessários alguns passos importantes na concepção deste produto.
- Mapeamento da jornada do consumidor, como ele entra em contato, quais são os pontos fortes e fracos de cada momento dessa jornada.
- Regras de negócio: verificar como os processos da empresa serão impactados e quais necessidades de adaptação serão realizadas
- Arquitetura do Sistema: quais necessidades de segurança, autenticação, e uso da api do whatsapp estão disponíveis e seus impactos na privacidade dos usuários
- Experiência digital do usuário: verificar os fluxos e como se dará a experiência digital de cada usuário, e simplificar sua jornada é fundamental para ter sucesso no projeto.